MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Luciano Bispo tem mandato cassado e os direitos políticos suspensos



Proferida na tarde desta sexta-feira, dia 17, uma sentença outorgada pelo juiz da 6ª Vara de Justiça Federal, Fernando Escrivani Stefaniu, cassou o mandato do prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo (PMDB). "Julgo procedente, em parte, o pedido (item 2.4.6) para condenar Luciano Bispo de Lima e Roberto Bispo de Lima pela prática de improbidade administrativa, catalogada no artigo 11", escreveu o magistrado.

De acordo com o secretário de Comunicação Social de Itabaiana, Marcos Aurélio, no entanto, a sentença ainda não foi transitada e julgada em última instancia. "Ainda não fomos notificados. O departamento jurídico já está preparado para entrar com a defesa e provar a inexistência de qualquer dano ao erário público", explicou Marcos Aurélio, assegurando que a decisão não cassa o prefeito Luciano Bispo.
 
O juiz ainda impôs as sanções previstas no art. 12, III, todos da Lei de Improbidade Administrativa, fazendo-o nos seguintes termos: suspensão dos direitos políticos, pelo prazo de cinco anos; pagamento de multa civil, equivalente a 80 vezes à remuneração percebida, no exercício do respectivo cargo, pelo réu Luciano Bispo de Lima, à época dos fatos.

Já quanto a Roberto Bispo de Lima, irmão de Luciano, segundo o juiz, incorre em multa idêntica, fixada em 60 vezes à remuneração então percebida. Os valores devem ser atualizados até o pagamento, de acordo com o Manual de Cálculos da Justiça Federal.
 
Ainda de acordo com a sentença, pesa contra os réus a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

Nenhum comentário: