MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

15 ANOS DEDICADOS AO FUTEBOL

Hoje deixarei minha modestia de lado, e farei um relato desses 15 anos dedicados ao Futebol de São Domingos. Dia 17 de março de 1996, surgia o EMELIANO RIBEIRO FUTEBOL CLUBE, uma equipe formada por alunos do Colegio Estadual Emeliano Ribeiro. uma garotada, todos na faixa etária dos 13 aos 18 anos. na época, eu era Professor de Educação Física da escola, e sugerir a Diretora Dona Carivaldice (minha mãe) montarmos um time de futebol no colegio, e prontamente ela aceitou, pois amava o futebol. E já no primeiro ano de fundação fomos Campeões invictos do CAMPEONATO SÃO DOMINGUENSE DE FUTEBOL, organizado na época pelo saudoso AIRTON. Na final enfretamos o PALMEIRAS DA MANGABEIRA, 1º jogo 0x0 na mangabeira e  na decisão no arnaldão 2x0 pro EMELIANO, que se sagrava campeão invicto.
Com a aposentadoria de Dona Carivaldice, a ajuda que tinhamos da escola acabou e decidimos mudar de nome para VILA NOVA, e foi um periodo tambem muito bom, de muitas conquistas e varios amistosos por todo estado, onde viajavamos em cima de caminhões e nos divertiamos bastante.
 Depois do VILA NOVA veio o trabalho com as ESCOLINHAS DE FUTEBOL, organizei uma COPA NORDESTE que teve a participação de 1.200 garotos de varios estados do Nordeste, e varias COPINHAS REGIONAIS, onde vários garotos do nosso Estado e de outros Estados vizinhos, participavam durante uma semana da festa do futebol. Montei tambem uma Escolinha de Futebol , onde participamos de varias Copas em varios cantos da nossa região: DELMIRO GOLVEIA-AL, LIMOEIRO DO NORTE-CE, ESTANCIA-SE, ITABAIANINHA-SE, PAULO AFONSO-BA, e outras....
Foi ai que o Prefeito HELIO MECENAS sugeriu que fizessemos uma Seleção na cidade para representar nosso municipio em competições estaduais. foi ai que surgiu a SELEÇÃO SÃO DOMINGUENSE DE FUTEBOL, participamos da CAMPEONATO SERGIPANO INTERMUNICIPAL onde fomos 3º colocados e da COPA CENTRO-SUL onde fomos Campeões em cima do Selecionado de SALGADO,  e vice-campeões contra a Seleção de ITABAIANINHA, onde na época tinhamos como Atacante o craque MATHEUS, hoje jogando no futebol Europeu.
Em meio a tudo isso fundei a LIGA SÃO DOMINGUENSE DE FUTEBOL AMADOR, onde realizamos 08(oito) Campeonatos Municipais de Futebol, sempre com o apoio do Prefeito na época HELIO MECENAS, que atraves da prefeitura municipal distribuia-mos Bolas e Fardamentos Completos para todas as equipes participantes. Atraves da Liga tambemn realizamos varios Campeonatos de Futsal, onde movimentavamos as noites São Dominguenses na Quadra de Esportes da Praça José Barbosa.
Enquanto realizava-mos campeonatos, a SELEÇÃO DE SÃO DOMINGOS realizava alguns amistosos festivos. foi assim que equipes como o CONFIANÇA, SERGIPE, ITABAIANA, CATUENSE-BA, GUARANI DE PORTO DA FOLHA E LAGARTENSE jogaram pela primeira vez em nossa cidade. e nossa SELEÇÃO conseguia bons resultados, sempre vencendo esses amistosos ou dando muito trabalho para as equipes profissionais; foi ai que surgiu a idéia de se criar uma equipe profissional em nossa cidade.
E no dia 11 de novembro de 2004, surgia o SÃO DOMINGOS FUTEBOL CLUBE, tendo como padrinho o prefeito HELIO MECENAS, e Miguel Fuzuê e o profº Elenilson Silva como responsaveis em tocar o barco. No ano de 2006, participamos pela primeira vez do campeonato Sergipano da 2ª divisão, com uma equipe recheada de craques e tendo como técnico o profº Marcos Mendonça. mas infelizmente apesar do alto investimento feito, fomos apenas 3º colocados e não conseguimos subir para a primeirona.
Em 2007, depois do fracasso de 2006, surgiu uma desconfiança, e a possibilidade do São Domingos não participar da segundona, por não ter recursos suficiente para montar uma boa equipe. mas depois de uma conversa entre o profº Elenilson e o prefeito Helio mecenas, ficou combinado que o Profº Elenilson assumiria tudo, a presidencia, o comando tecnico e a preparação fisica. E foi assim, com poucos recursos, e com jogadores apenas de São Domingos(apenas Leão, Esquerdinha, Nilton e Toninho eram de fora) o SÃO DOMINGOS fez uma campanha memorável: em 11 jogos, 8 vitórias, 2 empates e 1 derrota; e o acesso garantido para a 1ª divisão. o sonho se tornava realidade. naquele mesmo ano, veio a COPA DOS CAMPEÕES, onde novamente aquele time caseiro chegou a final contra o América e foi Vice-campeão, numa final memoravel nos penaltis.
Em seu primeiro ano na 1ª divisão, em 2008, o desafio era se manter na primeirona, e apesar das dificuldades terminamos na 7ª colocação. Em 2009 fomos 5º colocados e garantimos a vaga na COPA GOVERNADOR DO ESTADO. Naquele ano deixamos o comando técnico, indo para a Supervisão da Equipe, trabalhando ao lado do PROFº PONDÉ, que chegou, e junto com o Presidente Dilson, tornaram o SÃO DOMINGOS uma equipe vencedora: BI-CAMPEÃO DA COPA GOVERNADOR DO ESTADO e esse ano depois de uma campanha memoravel, fomos VICE-CAMPEÕES SERGIPANOS garantindo pelo 3º ano seguido uma vaga na COPA DO BRASIL.
Futebol para o SÃO DOMINGOS, agora só em 2012, com mais uma COPA DO BRASIL e o CAMPEONATO SERGIPANO. Enqunato isso esse ano teremos a volta do Campeonato São Dominguense Futebol Amador. A nivel de Estado as outras Equipes hoje olham com mais respito para o COELHO, e isso nos enche de alegria, e ficamos muito orgulhosos de saber que nossa pequena cidade hoje é conhecida nacionalmente graças ao SÃO DOMINGOS FUTEBOL CLUBE, e fico extremamente feliz, em saber que a gente tem uma pequena parcela de contribuição em tudo isso. por isso não me cando de falar: "TENHO ORGULHO DE SER SÃO DOMINGUENSE".

Nenhum comentário: