MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A seca chegou


Todo ano a história se repete. A seca assola o sertão sergipano e os trabalhadores recorrem ao governo em busca de água e alimento para ele e para o rebanho. Mas esse ano estamos apenas no início da Primavera e três municípios sergipanos já decretaram estado de emergência. Poço Verde, Poço Redondo e Porto da Folha já sentem os efeitos do sol escaldante e que em poucos dias faz sumir o pouco de água que é armazenada no período chuvoso.

Esse ano para piorar ainda mais a situação dos sertanejos, no mês de junho, quando muitos agricultores esperavam a chuva, o tempo parou de chover e a lavoura teve uma grande quebra, reduzindo também o armazenamento de alimento para os animais. Só em julho e agosto, quando o índice pluviométrico é menor, foram registrados alguns dias de chuva, mas não é suficiente para amenizar as perdas provocadas durante o mês de junho.
Os sertanejos dos três municípios que já decretaram estado de emergência esperam que o Governo do Estado e a Defesa Civil tomem logo as providências e coloquem carros pipas para abastecer de água as comunidades mais carentes.  Os sertanejos lembram que no ano passado quando o socorro chegou muitos já não acreditavam mais e que tinha passado por sérias dificuldades.

Como todo ano a história se repete, nem era preciso o governo aguardar o pedido de ajuda. É obrigação dos nossos administradores colocar a disposição dos irmãos sofredores alternativas para minimizar tanto sofrimento, afinal, em época de eleições os políticos sabem muito bem percorrer os caminhos que levam ao sertão para pedir o votos daqueles que, infelizmente, continua teimando em viver em locais tão esquecidos pelos nossos administradores. A seca chegou, o socorro tem que chegar também.

Nenhum comentário: