MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PSDB conquista maior número de Estados e 47% dos eleitores

 Tucanos chegam a 2011 com 8 Estados e 64,5 milhões de eleitores; somados os votos do DEM, oposição ultrapassa 50% do eleitorado

Embora tenha sofrido neste domingo a sua terceira derrota consecutiva em uma disputa presidencial, o PSDB, principal partido de oposição do País, chega a 2011 como o partido com mais governadores eleitos no País, garantindo quase a metade dos eleitores brasileiros.

Com a vitória, neste segundo turno, de governadores tucanos no Pará, com Simão Jatene, em Goiás, com Marconi Perillo e os reeleitos Teotônio Vilela (Alagoas) e José Anchieta (Roraima), a legenda terminou as eleições 2010 com oito Estados. Na primeira fase da campanha o partido já havia garantido governadores em São Paulo e Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais do País, no Paraná e no Tocantins. Em 2006, o partido elegeu seis governadores, mas dois deles não chegaram a terminar o mandato – Cássio Cunha Lima (PB), que teve o mandato cassado, e Ottomar Pinto (RR), morto em 2007.

Juntos, os Estados governados hoje pelo PSDB possuem 64,5 milhões de eleitores, quase metade dos 135,8 milhões totais no País - 47%. O DEM, principal aliado dos tucanos, fechou a campanha com governadores eleitos em Santa Catarina e no Rio Grande do Norte – Estados que, juntos, somam outros 6,8 milhões de eleitores. PSDB e DEM juntos conquistam 52% do eleitorado.

Por outro lado, os partidos da base de apoio da presidenta eleita, Dilma Rousseff (PT), contarão com 372 deputados e 60 senadores aliados – ou seja, 72,5% dos 513 deputados na Câmara e 74% dos 80 senadores.

Nenhum comentário: