MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

80% das crianças têm dores nas costas devido ao excesso de peso da mochila escolar.

Excesso de peso na mochila, posição à frente do TV, computador e videogame são as maiores causas do problema.


A cada geração da humanidade, as crianças reclamam mais cedo de dores nas costas. A maior parte dessas dores pode ser causada pelo grande número de atividades, peso excessivo das mochilas, longos períodos em frente à TV, e uso intenso do computador e videogame.
As mochilas dos estudantes têm peso superior ao recomendado para o seu corpo. Cerca de 80% das crianças entre 8 a 10 anos já apresentam dores nas costas. O transporte de carga excessiva na mochila escolar pode levar os estudantes a ter consequências graves em sua saúde, incluindo dores na coluna, alterações na marcha e má postura.
Nessa idade o esqueleto ainda está em fase de formação, sendo, portanto, mais propenso a sofrer deformações. O excesso de peso pode causar, por exemplo, uma lordose lombar.
Manter a postura adequada também é fundamental na infância. Corrigir e manter a postura logo cedo, impedirá que essa má postura seja praticada pelo resto da vida, inclusive na fase adulta. Verifique a postura do seu filho, irmão, sobrinho ou qualquer criança próxima, quando a mesma está assistindo televisão, jogando videogame ou na frente do computador. Os professores também devem estar atentos à postura dos alunos na sala de aula.
Corrigir e educar a postura dessas crianças pode dar-lhes uma vida adulta muito mais saudável, e a coluna delas lhe agradecerá pelo resto da vida.

Jeferson Machado,
Farmacêutico Bioquímico Clínico.
CRF-SE: 658.

Nenhum comentário: