Com a paralisação dos bancários a partir de terça-feira (18), o
Procon-SP orienta os clientes dos bancos que têm contas pendentes a
procurar formas alternativas de pagamento, já que a greve não isenta o
devedor da cobrança se outros meios forem disponibilizados.
O cliente pode optar por fazer o pagamento na internet, em caixas
eletrônicos, na sede da empresa, em correspondentes bancários (como
casas lotéricas e supermercados) e outras formas disponíveis.
De acordo com o órgão de defesa do consumidor, caso não consiga fazer
o pagamento pelos meios que tiver à disposição, ele deve entrar em
contato com a empresa credora e solicitar outra forma de pagamento.
Se o credor se recusar a receber por meios alternativos, o cliente
deve documentar que fez o pedido para poder reclamar futuramente.
SERVIÇOS
Com a paralisação do atendimento nos bancos, a Febraban (Federação
Brasileira de Bancos) orienta os clientes a procurar um canal
alternativo para realizar os serviços durante o período de greve.
Segundo a entidade, o consumidor deve ver se há a disponibilidade de
fazer as operações através de caixas eletrônicos, internet banking,
mobile banking (banco no celular), telefone e correspondentes bancários
--casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e
outros estabelecimentos comerciais credenciados.
VEJA ONDE REALIZAR CADA TIPO DE SERVIÇO DURANTE A GREVE
Operação bancária | Caixa Eletrônico | Banco 24 Horas | Internet | APP Celular | Telefone | Correspondente Bancário | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Pagamentos | X | X | X | X | X | X | ||
Saques Conta Corrente/Poupança | X | X | ||||||
Consulta a Saldo/Extrato | X | X | X | X | X | |||
Depósitos | X | X | ||||||
Transferência | X | X | X | X | X | |||
Contratações | X | X | X | X | X | |||
Recebimento de benefícios | X | X | ||||||
Talões de cheque | X | X | X | |||||
Bloqueio/Desbloqueio de Cartões | X | X | X | X | ||||
Investimentos | X | X | X | X | ||||
Recarga de Celular | X | X | X | X | X |
Nenhum comentário:
Postar um comentário