MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Maria Mendonça registra Dia da Saúde e diz que setor vive caos em Sergipe


No pequeno expediente da sessão desta terça-feira, dia 5, a deputada estadual Maria Mendonça (PP) registrou a passagem do Dia Nacional da Saúde, comemorado hoje, data em homenagem ao médico sanitarista Osvaldo Cruz, que nasceu nessa data, no ano de 1872. Segundo ela, o médico foi pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. “Foi um grande profissional da saúde, dedicado às causas maiores da saúde e essa data foi instituída pela lei 5.352 de 1967”, disse.

Maria Mendonça acrescentou que Osvaldo Cruz foi um grande homem que contribuiu com a erradicação de epidemias como a peste, febre amarela, varíola e tantas outras doenças. “Ele deu a sua contribuição se debruçando, estudando e encontrando fórmulas para erradicar. Com isso ele também estruturou ações de saúde pública no Brasil àquela época”, disse ao destacar a importância dele para a saúde brasileira.

A deputada acrescentou que Osvaldo Cruz também contribuiu com a criação do Instituto Soroterápica Federal, que hoje é a Fundação Osvaldo Cruz, além de ter contribuído com a fundação da Academia Brasileira de Ciências.
Em seu discurso, Maria Mendonça registrou que a saúde pública em Sergipe está vivendo um momento de caos, precisando melhorar em todas as condições. Segundo ela, entre o que precisa melhorar estão as condições de trabalho dos profissionais de saúde, os salários que têm levado a greves e paralisações, que prejudicam a população. “Os profissionais têm razão em reivindicar e temos essa situação gravíssima em nossa história, falta material básico, equipamentos, aparelhos que garantam um atendimento de saúde adequado à população”, disse.
Ela acrescentou que falta pessoal e condições para um atendimento digno à população de Sergipe, principalmente às pessoas mais carentes e portadores de câncer que estão na fila à espera de radioterapia e quimioterapia. “Queremos alertar e mostrar a importância de que se volte a atenção ao atendimento à saúde dessa população”, frisou.

Da Alese

Nenhum comentário: