MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Fortalecida em pesquisas, Marina despolariza disputa e passa a ser o alvo

Aparecido Santana - Opinião

A morte de Eduardo Campos provocou uma virada surpreendente na corrida presidencial. A substituta do ex-governador de Pernambuco, Marina Silva (PSB) tem apresentado um crescimento expressivo nas pesquisas eleitorais, com percentual superior a Aécio Neves (PSDB) e uma vitória sobre Dilma, em um eventual segundo turno. Essa conjuntura tem deixado a ex-senadora no centro das intenções e o principal alvo dos petistas e tucanos.
Horas antes do debate eleitoral da Band nesta terça-feira (26) foi divulgada uma pesquisa do IBOPE, em que candidata do PSB aparece com 29% das intenções de voto, sendo superada apenas por Dilma com 34% e à frente de Aécio Neves com 19%. Em um eventual segundo turno, Marina supera Dilma com nove pontos percentuais. Esse resultado foi o estopim para o bombardeio no debate contra aquela que teoricamente representa a maior ameaça na sucessão ao palácio do planalto.
Os jornais e colunistas políticos destacaram de forma positiva a participação da ex-ministra. O Brasil Post deu em manchete “Marina Silva vence Dilma e Aécio ao exaltar acertos de FHC e Lula e propor pacto nacional”. A Band News citou “Marina foi a grande ganhadora do debate da Band”. Outros acharam que a candidata partiu para o ataque: “Marina adota tom provocativo em debate fiel a Script” abordou Valdo Cruz da Folha, semelhante abordagem escreveu Fernanda da Escóssia do O Globo “Debate na TV: Marina parte para ataque enquanto Dilma e Aécio tentam ofuscar ascensão de rival”.
A despolarização
As eleições 2014 parecem por fim a espécie de Fla-Flu da política atual que tem polarizado a disputa entre petistas e tucanos. Quem se manifestou sobre o assunto foi o ex-colunista da Veja Diogo Mainardi. No texto ele se diz animado com a candidatura de Marina Silva, embora antecipe que seu voto será nulo novamente. Segundo ele, há uma real perspectiva de derrotar o PT, mas diz não esperar nada do governo Marina um dia depois de sua posse. “Sou Marina até a posse... A candidatura de Marina Silva, para quem só sabe torcer contra, como eu, é muito animadora. Depois de 12 anos, há uma perspectiva real de derrotar o PT. E há uma perspectiva real de derrotar o PSDB, sem o qual o PT tende a desaparecer, pois perde seu adversário amestrado”.
Entrevista no JN
Na quarta-feira (27) Marina esteve no Jornal Nacional, e semelhante ao que aconteceu com os demais candidatos a presidenciável respondeu a interrogações duras feitas por William Bonner. O tom agressivo adotado pelo jornal ocupou a maioria do tempo para falar sobre uma possível contratação irregular do avião que matou Eduardo Campos. Marina respondeu que houve apenas o empréstimo de um serviço, dando a entender que ela não tinha como saber de qualquer irregularidade dos empresários responsáveis pela prestação do serviço. Por fim, ela finalizou passando a responsabilidade da investigação para Polícia Federal e pediu para que também sejam esclarecidas as causas da queda do avião.
Provas de fogo
De acordo com a colunista Rosane de Oliveira do Zero Hora, Marina passou nas provas de estreia: o primeiro debate, na Rede Bandeirantes, e a temida entrevista no Jornal Nacional, carro-chefe do jornalismo da Rede Globo.
Nova pesquisa
Na sexta-feira (29) está prevista a divulgação de nova pesquisa do instituto Datafolha para a corrida presidencial. Os dados serão anunciados no Jornal Nacional da TV Globo.

Nenhum comentário: