MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

sábado, 11 de janeiro de 2014

Guia da 1ª fase do Sergipão: Copa GE terá W.O. e briga dos times do interior

Com desistência do Olímpico, 7 equipes entrarão em campo querendo tirar taça que está com Sergipe, campeão em 2013. Times da capital não participam do torneio

Por Aracaju

Os jogadores do Lagarto não vão entrar em campo neste domingo, mas vencerão o Olímpico por 3 a 0, no Paulo Barreto. Assim serão todas as rodadas do grupo B da Copa Governo do Estado, primeira fase do Campeonato Sergipano 2014 até que a justiça determine construção da nova tabela sem o Olímpico. O Dragão do Sul tomou a decisão de abandonar o torneio e 'premiou' os rivais com pontos e gols.
Sergipe comemora o título da Copa Governo do Estado (Foto: Filippe Araújo / FSF)

A FSF acredita que na fase principal, que começa dia 12 de fevereiro com os times que estão na Copa do Nordeste, o TJD-SE tenha uma definição sobre o caso. Foi o segundo time que abandonou a competição. O River Plate de Carmópolis fechou as portas no início de dezembro, antes do arbitral que definiu a tabela do Estadual. Detentor das vagas na Copa do Nordeste e Copa do Brasil, os petroleiros a cederam para Confiança e Lagarto, respectivamente. Além de fazer do Canindé o seu herdeiro na elite do Sergipano.

Será a primeira vez que a Copa Governo do Estado, primeira fase do Sergipão, não terá um dos times da capital: Sergipe ou Confiança. Os dois irão participar da Copa do Nordeste e só disputarão o torneio na fase principal, que começa no dia 12 de fevereiro. Assim, o interior vai brigar sozinho por uma vaga na Copa do Brasil em 2015, direito que será adquirido pelo campeão desta fase.

Regulamento

A primeira fase é chamada de Taça Governo do Estado de Sergipe e conta com oito, agora são sete, clubes divididos em dois grupos chamados de A e B. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para semifinal (jogo único), que apontará os dois finalistas, que disputam decisão em jogos de ida e volta. O campeão desta fase se garante na Copa do Brasil de 2015. Esta fase não interfere em nada na classificação do Estadual

A segunda fase conta com dez, agora nove, equipes. As quatro primeiras passam à semifinal e as duas últimas são rebaixadas à Série A2 de 2015. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio. Semifinal e final são disputadas em jogos de ida e volta no sistema mata-mata. O campeão garante vaga no Campeonato Brasileiro da série D, Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Já o vice, fica com a segunda vaga na Copa do Nordeste.

Header_materia_AMADENSE (Foto: Infoesporte)
Vice-campeão da segunda divisão, o time que vai disputar a elite será completamente diferente de 2013. Fica, no entanto, o técnico Índio, ex-jogador com passagens pelo Flamengo e Palmeiras. O treinador é líder da JA Sports em Tobias Barreto, empresa que administra o Leão do Rio Real. Pelo modelo de gestão, a administradora busca e gere os recursos financeiros, além de contratar os atletas.

- Estamos montando um time competitivo. Espero trabalhar com um grupo de 25 atletas, profissionais que tenham o perfil de um vencedor. Sabemos das nossas dificuldades, mas sonhamos em comemorar o título na primeira fase - afirmou Índio.

O Amadense vai estrear na competição contra o Estanciano, no estádio Francão, em Estância. O time já contratou os seguintes atletas: goleiros: Mateus, Júnior e William; laterais: Edcarlos D, Élber e Rafinha: zagueiros: Breno, Renan, Baby e Weslei; volantes: Michel, Tita, Carlinhos Arauá e Welton (base); meias: Ruan, Jânio, Tiquinho e Jean; e atacantes: Luan, Adilson, Marcelo, Diego e Jackson.

Header_materia_CANINDÉ (Foto: Infoesporte)
O Canindé herdou do River Plate a vaga na elite do futebol sergipano em 2014. O time do sertão sergipano ficou na terceira colocação da segunda divisão. Assim como o Amadense, o time será completamente diferente do que disputou a série A2. O técnico responsável atende por Tinho Damasceno.

- O time está fase final de preparação e acredito que faltam pequenos detalhes para ficar pronto - afirmou Tinho Damasceno.

O técnico tem os seguintes atletas registrados: goleiros: Juan e Thiago; zagueiros: Stênio, Eto'o, Bruno, Diego e Fernando Henrique; laterais: Cleriston D, Lucas D, Cauê e Alejandro; volantes: Ringoberto, Noar, Vinícius e Daniel; meias: Robinho, César, Juninho e Anderson; e os atacantes: Jean, Rafael, Henrique, Mário, Tarcísio e Pica-Pau.

Header_materia_CORITIBA-SE (Foto: Infoesporte)


Campeão da segundona, apenas quatro jogadores ficaram para disputar a elite. Elenilson Silva foi o escolhido para comandar a equipe na Copa Governo do Estado. O Coxa Serrano reuniu os atletas faltando menos de 20 dias para a competição e não teve preparação física.
Elenilson Silva (Foto: Reprodução / TV Sergipe)
- É um pouco complicado, não temos muitos recursos e estamos apostando na garotada. No primeiro teste que tivemos (contra o Estanciano) ficamos empolgados, pois mesmo sem pré-temporada adequada, conseguimos empatar contra um time forte e que está treinando desde dezembro - afirmou Elenilson Silva.

O treinador, que já viveu no São Domingos a experiência de ser técnico, auxiliar técnico, massagista e presidente, terá um grupo bem jovem nesta primeira fase. Goleiros: Acácio, Aloísio e Éverton; zagueiros – Carlos Alberto, Cirilo, Gomes, Arthur, Cleriston; laterais: Wesley, Redbull, Diogo, Gararu, Rato; volantes: Batata, Fernando, Ícaro e Zé Antônio; meias: Leandro, Dalvan, Naldinho e Laion; e os atacantes: Curel, Josimar, Agnaldo e Léo.

Header_materia_ESTANCIANO (Foto: Infoesporte)
Ao lado do Itabaiana, o Estanciano se candidatou a favorito ao título da Copa Governo do Estado. O Canarinho contratou o experiente técnico Nadélio Rocha e os veteranos Valdson e Cristiano Alagoano, campeões estaduais com as camisas do Confiança e River Plate.

- É um momento muito bom, a equipe está muito bem e muito unida. Estamos todos determinados e com o mesmo objetivo. Esperamos fazer um grande jogo. É muito importante para o grupo estrear com vitória - disse Nadélio Rocha, técnico do Estanciano.
Zagueiro Valdson (Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)

Rocha terá um grupo bem experiente do gol ao ataque em seu comando, confira: goleiros: Rodrigues, Willian e Clésio; Zagueiros: Váldson, Diego Fernandes, João Álvaro e Jhonny; laterais: Júnior Santos, Vovô, João e Warlles; volantes: Oliveira, Alex Abreu e Fábio Santos; meias: David, Nilson Carmópolis, Samuel, Jadson Arouca e Vaguinho; e os atacantes: Cristiano Alagoano, Jorginho, Marcel, Daniel e Mano.

Header_materia_ITABAIANA (Foto: Infoesporte)
O favorito! É assim que o Itabaiana deve encarar a Copa Governo do Estado. O principal time do interior não terá os grandes da capital (Sergipe e Confiança) e devido à sua história e a temporada 2013 para esquecer, será o mais cobrado. O Tricolor aposta no goleiro Fábio, que após 13 anos deixou a defesa do Confiança.
Itabaiana e Amadense (Foto: Beto Silveira / Arquivo)
Apesar da tradição, a diretoria do Itabaiana já afirmou que o orçamento será reduzido. O time ainda sofre com dívidas da temporada 2013, quando brigou para não cair de divisão. Se cumprir as decisões tomadas no final do ano passado, metade do elenco virá da base, que disputa a Copa São Paulo de Futebol, a outra metade será com jogadores que aceitem receber não mais que R$ 3.500.

- Se olharmos pelo lado do percentual, com a presença do Confiança e do Sergipe, as chances do título se diluem. Mas teoricamente todos os clubes participantes têm chance de título. Quem diria, em sã consciência, que a Ponte Preta estaria na final da Sul-Americana, que o Vasco e o Fluminense seriam rebaixados no Campeonato Brasileiro? Essa primeira etapa da competição nos obriga uma posição de maior destaque. A cobrança estará na equipe de maior tradição. Mas não acho que aumente a responsabilidade. Independente de participantes, o Itabaiana é grande, é destaque e sempre será muito cobrado - disse José Carlos Amaral, técnico do Ita.

O treinador vai trabalhar com os seguintes jogadores: goleiros: Fábio, Ivan e Robson Júnior; zagueiros: Tiago, Anselmo, Diego Padilha e Alexandre e Douglas; laterais: Roni, Carlos Henrique, Newton e Hilton; volantes: Marquinhos, Robinho, Lelê, Ícaro, Fernando Pillar e Carioca; meias: Igor, Kiko, Almir Sergipano, Tijuca, e Eli Carlos; e os atacantes: Da Silva, Fabinho Recife, Yan, Giva e Jajá.

Header_materia_LAGARTO (Foto: Infoesporte)
Sorte de vencedor? Se tem um time que iniciou 2014 com sorte, este foi o Lagarto. A equipe só iria disputar os torneios locais, mas viu cair no colo uma vaga na Copa do Brasil, herdada do River Plate. Para melhorar, o Lagarto será o primeiro time da Copa Governo do Estado a conquistar três pontos e três gols sem precisar entrar em campo, graças à desistência de última hora do Olímpico.

O Santa Cruz será o rival do Lagarto na Copa do Brasil, que apostou em Uéslei Pitbull como treinador. O baiano trouxe investimento e experiência de anos jogando no Japão para o alviverde. Ele terá os seguintes jogadores à disposição: goleiros: Lima, Wallace e Tiago; zagueiros: Valter, Elton e Felipe; laterais: Jonas, Kleito; volantes: Kemerson, Gival e Tico; meias: Julis, Pedrinho, Silvio e Isaac; atacantes: Nadson, Anderson e Tony. 

- Os treinos continuam pesados. Sabemos que não vamos jogar no domingo, que já temos três pontos, mas teremos atividades normalmente. Vamos suar muito, pois o Campeonato é difícil e precisamos estar preparados. Não vai ter moleza. Até porque não tenho ainda o time titular pronto, todos têm que brigar por posições - afirmou o técnico.

Header_materia_SOCORRENSE (Foto: Infoesporte)
Quinto colocado em 2013, perdendo a vaga na semifinal na última rodada para o Estanciano, o Socorrense quer ir mais longe este ano. O Siri contratou o técnico Edmilson Santos, vice-campeão com o River Plate ano passado.

A estrutura ainda é pequena, mas os grandes continuam olhando desconfiados quando enfrentam o Socorrense. Edmilson tem os seguintes atletas a disposição: goleiros: Hudson e Jean; zagueiros: Denisson, Sandro Miguel, Stéfano, Matheus Reis e Everton; laterais: Jorginho, Ailton, Saci e Teté; volantes: Márcio, Dárcio; meias: Cascureba, Mateuzinho e Cleiton; e os atacantes: Binho, Magal e Wallisson.

- Nós temos certeza de que, com o grupo que temos, com os jogadores tendo humildade e trabalhando forte, querendo mostrar o seu futebol, vamos conseguir coisas muito importantes na temporada - disse Edmilson Santos.

Nenhum comentário: