O brasileiro consome em média 4 xícaras de café, por dia, o que corresponde a cerca de 6 quilos do grão por ano, e já se consagrou como a bebida mais popular no país. E se eu te perguntasse: o que tem no café? Você certamente me responderia: cafeína. Mas, a bebida também é rica em ácidos clorogênicos, vitamina B3 e minerais como potássio, manganês e ferro.
Toda essa mistura de substâncias provoca não só o efeito estimulante do café como também pode afetar muitas outras funções do nosso organismo. Confira as últimas análises científicas do pretinho básico de todas as manhãs.
Infertilidade e má-formação fetal.
Uma pesquisa nos países nórdicos afirmou que abusar na dose diária do café afeta a fertilização em homens e mulheres. Os cientistas recomendam não exceder a dose de 5 xícaras diárias. Além disso, o alto consumo da bebida na gravidez também está relacionado à má-formação do feto.
Câncer de pele.
Pesquisadores da Universidade de Havard acompanharam mais de 110 mil pessoas em 20 anos sobre vários quesitos relacionados ao câncer. Um deles apontou que a bebida, por ser rica em antioxidantes, pode ajudar na prevenção da doença, principalmente no câncer de pele.
Expectativa de vida.
O Instituto Nacional do Câncer apontou que o consumo de 3-4 xícaras diárias de café faz você viver mais - o ganho na expectativa de vida é de 10% para homens e 13% para mulheres. Mais uma vez são os bioativos antioxidantes fazendo o seu papel.
Problemas no coração.
Manter a média acima e consumir no máximo 3-4 xícaras de café também diminuem em 11% o risco de problemas cardiovasculares. Porém, ultrapassar esse limite pode abalar o peito. Existem duas substâncias presentes na bebida, o cafestol e o kahweol, que são capazes de aumentar os níveis de colesterol no sangue, logo o seu consumo em exagero pode ser o pontapé inicial para várias complicações cardiovasculares.
Dor de cabeça.
Esse é um tópico parecido com a questão do ovo: uns dizem que ovo pode ser todo dia, outros mandam eliminar da dieta. Bem assim é o café, alguns estudos afirmam que o café é o causador das dores de cabeça, outros afirmam que a bebida é a válvula de escape para os que já estão com o problema, e assim os dados acabam apenas nos confundindo e não chegando a conclusão alguma. Na dúvida, se houver dor de cabeça na presença da bebida, diminua a ingestão, ou simplesmente elimine-a da dieta.
Em suma: o café proporciona benefícios à nossa saúde, desde que consumido com moderação, ou seja, no máximo 3 a 4 xícaras diárias.
Jeferson Machado Santos.CRF-SE: 658.
Nenhum comentário:
Postar um comentário