MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Tudo pronto para a posse dos deputados


Hoje, 1º de fevereiro, às 15h, os 24 deputados estaduais eleitos e reeleitos em outubro passado, tomarão posse para exercerem seus mandatos durante a 17ª Legislatura da Assembleia Legislativa, período que começa nesta terça-feira e se estende até 31 de janeiro de 2015. Ainda à tarde, será realizada a eleição da Mesa Diretora da Casa, que vai administrar o Legislativo durante o biênio 2011 e 2012, quando serão escolhidos presidente, vice-presidente e quatro secretários.
A 17ª Legislatura traz nomes já conhecidos dos eleitores sergipanos, alguns já exercem seu quinto mandato, como a deputada estadual Susana Azevedo (PSC), mas algumas personalidades respeitadas em seus segmentos irão sentar pela primeira vez nas cadeiras da Assembleia Legislativa, como Capitão Samuel (PSL), primeiro policial militar a ocupar uma das vagas do Parlamento e João Daniel (PT), representante do Movimento Sem Terra (MST) do Estado, que espera ser a voz do homem do campo dentro legislativo.
A renovação da Casa do Legislativo é de 37,5%, sendo 12,5% que voltam ao Parlamento, 25% assumem o cargo de deputados estaduais pela primeira vez e 62,5% foram releeitos para mais um mandato. Zeca da Silva (PSC), reeleito, vai assumir a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e dará lugar ao suplente, nome ainda não definido, pois há divergência se o cargo pertence à coligação, Gilmar Carvalho (PR), ou caso seja levada em consideração a tese de que a vaga é da coligação, assumirá Victor Mandarino (PSC).
Nas últimas eleições, dos 24 deputados que encerraram seus mandatos, três não se candidataram a nenhum cargo eletivo: Armando Batalha (PSB), Celinha Franco (DEM) e Nicodemos Falcão (DEM), que assumiu a vaga deixada por Ulices Andrade (PDT), nomeado conselheiro do Tribunal de Contas. Dois disputaram uma das cadeiras da Câmara Federal e foram eleitos deputados federais: André Moura (PSC) e Rogério Carvalho (PSC). Quatro não foram reeleitos: Antônio Passos (DEM), Pastor Mardoqueu (PRB), João da Graças (PT do B) e Professor Wanderlê (PMDB).

Fonte: Alese

Nenhum comentário: