MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

SÃO DOMINGOS COMEMORA 47 ANOS NESTA QUINTA-FEIRA

Nessa quinta-feira dia 21 de outubro, nossa linda cidade estará completando 47 anos de existencia. e a cidade vive um momento de crescimento e progresso, tronando-se uma das principais cidades da região agreste de Sergipe, seja na área educacional, esportiva e cultural. 
localização no mapa de sergipe
 Em dezembro de 1925, um corajoso homem chamado José Curvelo da Conceição enfrentou o então coronel da cidade de Campo do Brito, Arnóbio Batista de Souza, alegando a necessidade de se implantar uma feira entre os Municípios de Macambira e Simão Dias, para que o povo daquela região não precisasse se deslocar para a feira mais próxima, que era Simão Dias, para comprar seus alimentos e materiais de necessidades básicas.

Enfrentando a fúria do poderoso Coronel, pediu para roçar um pedaço de terra. O povo o aguardava ansioso pela resposta e com medo da reação deste. Mas, impressionado com a coragem do Sr. Curvelo, autorizou o pedido e liberou a feira.

Em janeiro de 1926, a feira passou a se chamar "Feira da Pindoba", pois fora erguida abaixo de pés de pindoba. Com o passar do tempo, seu nome mudou para "Feira Nova". Os primeiros moradores que começaram a aparecer ao redor do local foram os próprios comerciantes da feira. Depois, pessoas que vinham de outras localidades para fixar território.

O lugar foi crescendo e ergueu-se na Praça da feira, a primeira Capela do local, onde os fiéis faziam seus pedidos e orações. Feira Nova tornou-se Povoado de Campo do Brito e, somente em 21 de outubro de 1963, através da Lei nº 1.213, passou a ser chamada de Município de São Domingos.

"Prestes a completar 47 anos, de emancipação", o povo do Município de São Domingos tem muito a se orgulhar. O município tem hoje, segundo o IBGE de outubro de 2006, 10.375 mil habitantes. E pensar que tudo começou com uma pequena feira. Situado na região agreste de Itabaiana, a 103 Km da Capital do Estado, entre as 2 principais cidades do interior (Lagarto e Itabaiana). Ao Norte - Macambira; Sul - Lagarto; Leste - Campo do Brito e Oeste - Riacho Jacoba.
atual prefeito ROBSON MECENA
Hoje nossa cidade tem dois polos-universitários UFS e UNIT. tem time profissional: o SÃO DOMINGOS FUTEBOL CLUBE bi-campeão da Copa Governador do estado e pelo segundo ano representando nosso estado na COPA DO BRASIL. temos tambem a SÃO DOMINGOS FM, 104.9 que hoje possui a maior audiencia na regiaõ agreste, dentre tantos outros avanços.
Por isso, o povo são dominguense tem que comemorar bastante essa data, e continuar trabalhando pelo nosso crescimento, e não se cansar de dizer:
"TENHO ORGULHO DE SER SÃO DOMINGUENSE"

Nenhum comentário: