MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cadeirinha será obrigatória a partir desta quarta

Está chegando ao final o prazo para que os pais se adéquem a lei de trânsito que tornou obrigatório o uso das cadeirinhas nos veículos para crianças com menos de sete anos. A partir de quarta-feira, 1º de setembro, a lei entra em vigor e nas lojas especializadas, alguns modelos já estão em falta. O mesmo problema ocorreu no mês de junho, época em que a lei entraria em vigor, mas teve o prazo estendido em função da falta do produto no mercado.


Desde a publicação da resolução 277/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Centro de Educação para o Trânsito, vinculado à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vem realizando ações com o intuito de orientar a população sobre o assunto. O trabalho já foi realizado em diversas escolas de Aracaju, com a distribuição de folhetos educativos alertando para a importância do uso do assento especial.

De acordo com dados do Contran, só no ano passado, os acidentes de trânsito provocaram a morte de 533 crianças de até 9 anos de idade. Esse número representa 1,56% das 33.996 mortes provocadas por acidentes de trânsito em todo o Brasil.

Multa

Incidirá sobre o motorista que for flagrado descumprindo a lei uma multa de natureza gravíssima no valor de R$ 191,54. Além disso, ele será punido com sete pontos na carteira de habilitação e seu automóvel pode ser retido até que a situação seja regularizada.

Nenhum comentário: