quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Adolescente suspeito de roubo é linchado em via pública em Aracaju

Dois adolescentes foram apreendidos na madrugada desta quarta-feira (27) suspeitos de arrombar um academia no bairro Grageru. Um dos menores chegou a ser linchado e amarrado pela população em via pública.
Adolescente suspeito de roubo é linchado em via pública em Aracaju
(Foto: Grupos WhatsApp)
Segundo informações de populares, os dois suspeitos quebraram as vidraças e arrombaram o cadeado do estabelecimento levando dois aparelhos de TV. Os adolescentes usaram uma carroça para transportar os objetos furtados.
Os proprietários da academia foram acionadas pelo alarme da empresa de segurança e se encaminharam até o local da ocorrência. Os empresários circularam a região com apoio de moradores e identificaram um dos suspeitos próximo a um posto de gasolina nas imediações da avenida Adélia Franco.
Em via púbica, populares agrediram e jogaram o adolescente no chão. O suspeito chegou a ser amarrado com uma corda até quando foi rendido com a chegada da viatura policial.
Através de informações do menor apreendido, a polícia chegou até o outro suspeito em uma residência no Ponto Novo. Uma das televisões foi recuperada dentro da casa. Ainda de acordo com informações dos adolescentes, o outro aparelho foi encontrado jogado dentro de um canal.
Os suspeitos foram levados até a 1ª delegacia metropolitana e em seguida transferidos para o Centro de Atendimento ao Menor.
Com informações do A8SE

Venâncio: “essa denúncia de compra de votos só pode ser uma piada!”

Ampliar Foto
Venâncio: “essa denúncia de compra de votos só pode ser uma piada!”

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), ocupou a tribuna na manhã de hoje (27) para rebater as denúncias de compra de votos nas eleições deste ano pelo deputado federal Rogério Carvalho (PT) e pelo deputado estadual João Daniel (PT), em um veículo de comunicação. O parlamentar ironizou a denúncia e trouxe a tona uma cartilha, elaborada há alguns anos pela tendência petista, Articulação de Esquerda, composta por nomes como a deputada Ana Lúcia (PT) e o vereador Iran Barbosa (PT). 


“Essa denúncia de compra de votos deles só pode ser uma piada!”. Ao fazer seu discurso, Venâncio disse que “me surpreendeu uma matéria, manchete de jornal, onde o deputado Rogério Carvalho denuncia a compra de votos nesta eleição. Embaixo tem outra matéria, com o deputado João Daniel endossando tudo o que ele diz. Aí busquei meus arquivos implacáveis e digo que contra documentos não existem argumentos. Achei a famosa cartilha do PT”. 


Em seguida, Venâncio leu um trecho de um artigo transcrito na cartilha. “Assistimos aqui uma escalada em proporções geométricas de candidaturas petistas apresentando um poderio econômico incompatível com candidaturas de esquerda. Soma-se a este fato o fenômeno da profissionalização na disputa, ou seja, a substituição da militância por cabos eleitorais, bem como a compra de votos”, leu Venâncio, acrescentando que, “eu guardo essa cartilha embaixo do meu travesseiro. Ela não envelhece nunca! É fantástica!”. “Eu vi a denúncia de Rogério e a de João Daniel. Isso é uma piada! João Daniel, por exemplo, mostrou provas e pediu que providências fossem tomadas naquele escândalo da Caixa Econômica Federal em Sergipe. Tanto que derrubou o então presidente. Agora fez uma denúncia vazia, sem nenhuma prova, sem nominar ninguém. Pelo o que estou vendo nesta cartilha, pode até ser que eles estejam denunciando alguns aliados. Essa cartilha é um presente, é uma dádiva de Deus”, completou Venâncio Fonseca. 


Em aparte, a deputada estadual Ana Lúcia disse que “eu espero que o senhor leia essa cartilha inteira e possa acompanhar o pensamento ideológico dela. Em seus programas e princípios nós do PT nunca tivemos bandeiras pagas. Sempre quem levantou nossa bandeira foram os advogados, médicos, assistentes sociais, psicólogos, professores. Gente que defende outro modelo político. Nós lutamos por isso, pela reforma política”. 


De pronto, Venâncio reconheceu as divergências ideológicas que possui com a deputada Ana Lúcia, mas aproveitou para lhe confessar admiração. “Nem por isso eu deixo de externar minha admiração pela senhora! Sou seu fã. Não é todo mundo que tem coragem e tem independência para fazer uma cartilha desta contra o próprio partido. Só faz quem não pactua com essa prática. A senhora está isenta!”. 


Por sua vez, o deputado Gilmar Carvalho (SDD) disse que “eu não tenho o que denunciar, ainda, mas é inegável a compra de votos! Inclusive, que é maior do que nas outras eleições. Essa distribuição de carteiras de habilitação, além de um crime, é uma aberração! É um derrame e, se me forem entregues os documentos prometidos, irei pessoalmente protocolar uma representação na Procuradoria Regional Eleitoral. Isso é corrupção eleitoral e compra de votos”. 


O presidente em exercício da AL, deputado Zé Franco (PDT), também se manifestou. “Essa denúncia das carteiras de habilitação é grave! E quem está recebendo essas carteiras? E se não tiver instrução para dirigir? Isso pode resultar em fatalidades e grandes tragédias. O pior é que existem autoescolas coniventes com isso no interior. Isso está chegando a Socorro. É preciso apurar isso”. 


Ainda na polêmica, o deputado João Daniel disse que não cabe a ele apontar “compradores de votos”, mas sim à Justiça Eleitoral fiscalizar e punir. “A gente escuta as informações por onde a gente anda. E é necessário que se faça uma apuração. Não importa para mim se é de situação ou de oposição. A gente quer o mínimo de dignidade na disputa. Sobre essa denúncia do Detran eu já disse que deve ser apurada e que sejam tomadas todas as medidas cabíveis. O problema é que a gente vê certas mudanças de comportamento que assustam. A denúncia que Rogério Carvalho fez faz sentido sim”. 


A deputada Ana Lúcia voltou a se manifestar e disse que vai provocar o Ministério Público Federal sobre as mudanças de posicionamentos políticos dos agentes públicos. “Quem mudou de posição, independente do lado, tem que ser ouvido pela Polícia Federal e pelo MPF porque se tratam de agentes públicos e devem prestar informações. São indícios e tanto a PF quanto o MPF devem investigar. Tem que olhar depois da eleição também para ver se mudou o padrão de vida. Infelizmente hoje em dia existe muito caixa 2. Esse é o mercado político, onde poucos se salvam. A própria legislação facilita quando autoriza que os candidatos contratem pessoas para segurar panfletos e bandeiras. Isso ajuda a transformar a política em um negócio”. 


Por fim, Venâncio defendeu que Ana Lúcia provoque mesmo o MPF, mas não apenas para os agentes públicos que mudaram de lado, mas que investigue também os cargos comissionados que não mudam de posição e verificar quais as funções deles. “A senhora falou em caixa 2! Ninguém conhece mais deste assunto do que o PT! Isso é público e notório no País! Todos nós sabemos o que aconteceu com os membros do mensalão! Aquele discurso de moralidade, decência e ética acabou! O discurso não é mais o mesmo! Existem pessoas éticas e com dignidade, como também existem os fora da lei! Isso é todos os partidos, inclusive no PT, que não é melhor do que partido algum”, concluiu.


Da Alese

Com dois irmãos no time titular, Confiança faz coletivo no Batistão

O treino do Confiança na tarde desta quarta-feira no Batistão contou com dois irmãos no time titular. O zagueiro Valdo, que retornou de lesão, treinou normalmente no coletivo da equipe ao lado do seu irmão, o também zagueiro, mas improvisado como volante, Anderson, que assim como ele veio da base do clube. 

Os dois fizeram parte dos titulares que iniciaram o coletivo. Outro que retornou de tratamento e fez parte do time principal foi o lateral Pedrinho. 

Com a volta dos atletas, o técnico Betinho começou a definir a equipe titular para o próximo desafio na Série D do Brasileirão. O time que iniciou o coletivo foi formado por Everson; Glauber, Eron, Valdo e Pedrinho; Anderson, Wallace Sergipano, Everton e Wallace Pernambucano; Bibi e Kível. 

Betinho testou nova equipe titular no Confiança (Foto: Felipe Martins/GloboEsporte.com)Betinho testou nova equipe titular no Confiança (Foto: Felipe Martins/GloboEsporte.com)
Em uma segunda etapa do coletivo, Betinho colocou Anderson no time reserva e trouxe o zagueiro Juliano para a equipe principal testando uma formação com três zagueiros. No meio da atividade, o zagueiro Bira deixou o treino após uma dividida com o atacante Leandro Kível e pode ser mais um problema para a equipe. 

Caso a formação inicial se confirme, será a estreia de Anderson como titular na Série D e ao lado do seu irmão. No último jogo do Confiança, contra o Globo-RN, o volante entrou em campo no segundo tempo no lugar de Richardson, mas Valdo estava lesionado e não jogou. 

Anderson e Valdo treinaram no time titular do Confiança (Foto: Felipe Martins/GloboEsporte.com)Anderson e Valdo treinaram no time titular do Confiança (Foto: Felipe Martins/GloboEsporte.com)
O duelo contra o Betim-MG será neste sábado, ás 16 horas, em Ipatinga, Minas Gerais. O Confiança embarca para a capital mineira na madrugada desta sexta e ao chegar no Aeroporto de Confins, pega um ônibus com destino a cidade do jogo. 

O time azulino possui 11 pontos e ocupa a vice-liderança do Grupo A4 da Série D na briga pela classificação para as oitavas de final. Já a equipe mineira possui apenas um ponto e não tem mais chances de passar de fase no torneio nacional. 

Rogério aposta todas as fichas em ataques e Maria do Carmo joga com seu “histórico social”!

A disputa para o Senado Federal agora esquentou de vez em Sergipe. Segundo colocado em todas as pesquisas de intenção de votos que estão sendo veiculadas, o deputado federal Rogério Carvalho (PT) decidiu ir para cima da senadora Maria do Carmo (DEM), que busca reeleição. É uma espécie de “tática suicida” onde o petista tenta confrontar diretamente a democrata, com ataques duros à sua atuação no Congresso Nacional. 

Rogério luta contra uma forte rejeição popular e contra um sentimento de gratidão que o povo de Sergipe tem pelo histórico social de Maria do Carmo. Alguns membros do Partido dos Trabalhadores também “compraram a briga” do colega e partiram para o ataque contra a senadora.

Em entrevista a um jornal imprenso do Estado, o candidato a deputado estadual Silvio Santos (PT) veio com um discurso de que Maria do Carmo precisa descansar. Tentam encontrar argumentos para questionar a saúde da senadora, tentando incutir que ela não reúne mais condições físicas para exercer um novo mandato em Brasília (DF) ou que não teria mais interesse em ficar viajando para a capital federal. Politizando acha esse um comportamento desrespeitoso e desesperado diante da democrata. Os candidatos devem manter o debate no campo das ideias, das propostas. Rogério tem que apresentar o que fez e o que pretende realizar e não ficar procurando artifícios para agredir a senadora.

O esposo da senadora, o prefeito de Aracaju e ex-governador, João Alves Filho (DEM), não cansa de explicar que Maria do Carmo não é parlamentar de palavras, mas de ações, ou seja, ela não se prende a tribunas, mas participa de várias comissões e tem atuação decisiva em projetos sociais e de defesa dos interesses da mulher que são aprovados no Congresso Nacional. Qualquer pessoa que fora beneficiada pelo antigo programa “Pró-Mulher”, tem um sentimento de gratidão e o reconhecimento do trabalho social de Maria do Carmo. Para reverter o quadro, Politizando avalia que Rogério tem que ser mais convincente, apresentar melhores propostas, projetos de fácil concretização.

O programa eleitoral de Rogério Carvalho, no rádio e na tv, revela que sua proposta é questionar diretamente o mandato de Maria, mas não quanto a propostas, e tentando incutir na cabeça das pessoas que ela é uma parlamentar ausente. O petista aposta todas as suas fichas que agredindo a senadora, a diferença entre eles (que hoje é gigantesca) vai cair em pouco mais de um mês para a eleição. Em contrapartida, Maria faz um programa eleitoral leve, sem agressões ou ofensas. Faz um programa de quem lidera as pesquisa e que não precisa olhar para o adversário e sim prestar contas do que já fez e até apresentar algo novo.

Politizando avalia que as péssimas condições em que se encontra a Saúde pública de Sergipe estão diretamente associadas a Rogério Carvalho. Por mais que ele argumente, que tente apontar aspectos positivos, todo cidadão que procura a rede pública de Saúde e não consegue o atendimento, em grande parte, associa ao petista a responsabilidade. Ele é ex-secretário de Saúde do Município de Aracaju e do Estado. Enquanto gestor teve uma relação bastante atribulada com os representantes sindicais das mais diversas áreas da Saúde. Os conflitos eram uma constante. Sem contar que Rogério idealizou a criação da Fundação Hospitalar de Saúde, que é pública, mas dotada de personalidade jurídica de direito privado. Em síntese: que até agora também não disse a que veio...

Muito combatido na Assembleia Legislativa, em especial pelo deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), Rogério Carvalho não consegue desvincular seu nome das mazelas registradas na Saúde Estadual, denunciadas em demasia pelos Ministérios Públicos, Estadual e Federal. Os ataques que seu agrupamento tem feito a Maria do Carmo não têm surtido efeito. Por mais que alguém questione a atuação da democrata no Congresso, as pessoas tem por ela gratidão. Já Rogério tem que buscar outras formas de superar esta desconfiança de muitos, que desaprovam a gestão de Saúde coordenada por ele. O eleitorado quer ouvir propostas dos candidatos e não agressões...

Prefeitura e EMDAGRO realizam entrega de títulos de terras em Campo do Brito

Em evento realizado na Câmara de Vereadores de Campo do Brito, a prefeitura municipal em parceria com o governo do estado, através da EMDAGRO fez a entrega de títulos de regularização de terras no município. Nesta primeira etapa foram contempladas cerca de 40 pessoas. Esta é a primeira ação desta natureza realizada no município.
“Este é o primeiro ato desta natureza. O governo do estado e a prefeitura municipal assumem uma parceria exitosa em prol dos moradores do município. Que outras ações possam acontecer em busca de melhorar a qualidade de vida da população,” destacou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Marcionílio Rocha.
Representando o governo do estado, o diretor da EMDAGRO, Gilson Barreto, comentou que outros títulos serão entregues aqui no município. “Em breve estaremos de volta para entregar mais uma série de títulos de regularização de terras. Com esta iniciativa, oportunizamos a estas pessoas o direito em contrair empréstimos e na promoção de melhorias nas propriedades”, comentou.
O prefeito Léo Rocha, acompanhado pelo presidente da Câmara de Vereadores José Wellinton Bezerra, afirmou sobre a satisfação em trazer este benefício aos moradores do município. “Estou muito satisfeito em realizar este evento, uma vez que estas pessoas saem daqui com o direito efetivo de posse de sua propriedade de terra. Esta parceria entre a prefeitura e a EMDAGRO será ampliada, pois onde tiver coisas boas para o município, teremos disposição para assegurar ao povo querido e trabalhador de Campo do Brito”, finalizou o prefeito.

Presenças
Estavam presentes: o prefeito Léo Rocha; o presidente da Câmara de Vereadores José Wellinton Bezerra; a vereadora Josefa Magalhães; Gilson Barreto, diretor da EMDAGRO; os secretários municipais: Marcionílio Rocha, Simone Cruz, Ernesto Sobrinho, Egnaldo Pinto, Angélica Andrade, Everton Cunha, Laelson Silveira, Antônio Ribeiro Filho, Angela Carla Mendonça, Luce Cássia Nascimento, Cevio Costa e Josival Bezerra; o ex-vereador José João; Jânio Oliveira Rocha, representante da Emdagro em Campo do Brito; Idalton Martins, coordenador de Regularização Fundiária da Emdagro; Emerson Sales de Melo, diretor do escritório regional da Emdagro em Itabaiana.

Para ver o álbum de fotos desse evento Clique Aqui

(Com Informações: SECOM | Prefeitura de Campo do Brito | Imagens: Marques Mendonça)

Tiros e morte no Ademar de Carvalho em Lagarto

Portal Lagartense


o jovem Jhonatan morreu no local.
Por volta das 19h desta quarta-feira (27) dois jovens acabaram baleados no bairro Ademar de Carvalho, em Lagarto. Um deles veio a óbito no local.
Segundo informações, o fato aconteceu num beco do residencial Campo da Vila, quando dois rapazes de nomes Paulo Roberto, conhecido como Robertão, e Jhonatan Menezes de Jesus, de 17 anos, teriam sido alvejados por elementos ainda desconhecidos.
Jhonatan morreu no local, já Paulo foi baleado e encaminhado ao Hospital Regional de Lagarto (HRL), onde passou por cirurgia na mesma noite.
Matéria atualizada em 28/08/2014, às 7h49, para acréscimo de informações

Jhonatan morreu no local 

Acidente Capela: duas vítimas permanecem em estado grave

O acidente ocorrido terça-feira, 26, deixou dois mortos
Acidente grave aconteceu na BR-101 (Foto: Divulgação Internauta)
Duas pessoas que sofreram acidente em Capela na última terça-feira, 26, permanecem em estado grave no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). Após colisão que envolveu cinco veículos no km 41 da BR 101 de Capela, três pessoas foram encaminhadas ao Huse. Uma delas não sofreu lesões graves e deixou o hospital nesta quarta-feira, 27.
Segundo informações da assessoria do Huse, o estado de saúde das duas vítimas [não teve o nome divulgado] ainda é grave. Os dois feridos foram levados à sala de cirurgia do hospital. Uma das vítimas se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a outra está em estado de observação e ainda pode também ser encaminhada para a UTI.
Vítimas fatais
A colisão entre os cinco veículos na estrada de Capela fez duas vítimas identificadas como Alessandro Esteves da Silva, de 41 anos, e Marcelo Felipe Vieira Silva, de 21. As vítimas são do estado de Alagoas e  estavam em um dos três veículos de passeio envolvidos na colisão.
Segundo informações do Instituto Médico Legal (IML/SE), os corpos das vítimas foram liberados por familiares, ainda na noite da terça, 26, e encaminhados para Alagoas.

Líder do bando que explodiu cash em Nossa Senhora de Lourdes é preso


O acusado, preso em Aracaju, é ex-policial militar
O acusado, preso em Aracaju, é ex-policial militar. (Foto: Reprodução)
O Chefe da quadrilha que realizou a explosão de dois caixas eletrônicos de uma agência bancária, em Nossa Senhora de Lourdes, na madrugada desta quarta-feira (27), foi preso durante uma operação realizada por Policiais Civis do Complexo de Operações Especiais (COPE), no conjunto Bugiu, na zona Norte da Capital Sergipana. O acusado será apresentado em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (28), onde o delegado Jonatas Evangelista, irá detalhar o caso.

Segundo as primeiras informações passadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), o preso é ex-policial militar e com ele a polícia encontrou dois veículos roubados, um carro que pertencia à quadrilha, além de duas armas de fogo.

A explosão foi registrada por volta das 2h, os cinco homens invadiram a agência e explodiram com uma dinamite dois dos quatro caixas, mas só conseguiram levar o dinheiro de um deles. Há 75 dias, o estado não registrava uma ocorrência desse tipo. Esse é 14º caso de arrombamento a agência bancária ocorrido este ano em Sergipe.

Com informações da redação do F5News 

Governo começa a pagar salários de servidores hoje

Os servidores da Secretaria de Educação serão os primeiros
(Foto: Arquivo Infonet)
O Governo de Sergipe inicia nesta quinta-feira, 28, o pagamento da folha salarial do funcionalismo estadual referente ao mês de agosto, sendo que os servidores lotados na Secretaria de Estado da Educação serão os primeiros a receber seus salários em conta.
NA sexta-feira, 29, será liberado o pagamento dos salários dos servidores das demais secretarias e, no sábado, dia 30, recebem os pensionistas, aposentados, funcionários lotados em autarquias e fundações, inclusive aqueles ligados ao Fundo Estadual de Saúde.
Com informações da ASN

Fortalecida em pesquisas, Marina despolariza disputa e passa a ser o alvo

Aparecido Santana - Opinião

A morte de Eduardo Campos provocou uma virada surpreendente na corrida presidencial. A substituta do ex-governador de Pernambuco, Marina Silva (PSB) tem apresentado um crescimento expressivo nas pesquisas eleitorais, com percentual superior a Aécio Neves (PSDB) e uma vitória sobre Dilma, em um eventual segundo turno. Essa conjuntura tem deixado a ex-senadora no centro das intenções e o principal alvo dos petistas e tucanos.
Horas antes do debate eleitoral da Band nesta terça-feira (26) foi divulgada uma pesquisa do IBOPE, em que candidata do PSB aparece com 29% das intenções de voto, sendo superada apenas por Dilma com 34% e à frente de Aécio Neves com 19%. Em um eventual segundo turno, Marina supera Dilma com nove pontos percentuais. Esse resultado foi o estopim para o bombardeio no debate contra aquela que teoricamente representa a maior ameaça na sucessão ao palácio do planalto.
Os jornais e colunistas políticos destacaram de forma positiva a participação da ex-ministra. O Brasil Post deu em manchete “Marina Silva vence Dilma e Aécio ao exaltar acertos de FHC e Lula e propor pacto nacional”. A Band News citou “Marina foi a grande ganhadora do debate da Band”. Outros acharam que a candidata partiu para o ataque: “Marina adota tom provocativo em debate fiel a Script” abordou Valdo Cruz da Folha, semelhante abordagem escreveu Fernanda da Escóssia do O Globo “Debate na TV: Marina parte para ataque enquanto Dilma e Aécio tentam ofuscar ascensão de rival”.
A despolarização
As eleições 2014 parecem por fim a espécie de Fla-Flu da política atual que tem polarizado a disputa entre petistas e tucanos. Quem se manifestou sobre o assunto foi o ex-colunista da Veja Diogo Mainardi. No texto ele se diz animado com a candidatura de Marina Silva, embora antecipe que seu voto será nulo novamente. Segundo ele, há uma real perspectiva de derrotar o PT, mas diz não esperar nada do governo Marina um dia depois de sua posse. “Sou Marina até a posse... A candidatura de Marina Silva, para quem só sabe torcer contra, como eu, é muito animadora. Depois de 12 anos, há uma perspectiva real de derrotar o PT. E há uma perspectiva real de derrotar o PSDB, sem o qual o PT tende a desaparecer, pois perde seu adversário amestrado”.
Entrevista no JN
Na quarta-feira (27) Marina esteve no Jornal Nacional, e semelhante ao que aconteceu com os demais candidatos a presidenciável respondeu a interrogações duras feitas por William Bonner. O tom agressivo adotado pelo jornal ocupou a maioria do tempo para falar sobre uma possível contratação irregular do avião que matou Eduardo Campos. Marina respondeu que houve apenas o empréstimo de um serviço, dando a entender que ela não tinha como saber de qualquer irregularidade dos empresários responsáveis pela prestação do serviço. Por fim, ela finalizou passando a responsabilidade da investigação para Polícia Federal e pediu para que também sejam esclarecidas as causas da queda do avião.
Provas de fogo
De acordo com a colunista Rosane de Oliveira do Zero Hora, Marina passou nas provas de estreia: o primeiro debate, na Rede Bandeirantes, e a temida entrevista no Jornal Nacional, carro-chefe do jornalismo da Rede Globo.
Nova pesquisa
Na sexta-feira (29) está prevista a divulgação de nova pesquisa do instituto Datafolha para a corrida presidencial. Os dados serão anunciados no Jornal Nacional da TV Globo.

Jovem morre e sargento da PM sai ferido em assalto

Crime aconteceu no início da noite em um sítio em Japaratuba
Corpo do jovem foi removido e continua no IML (Foto: Arquivo Portal Infonet)
Um jovem foi assassinado e um policial militar ficou ferido em assalto ocorrido no início da noite desta quarta-feira, 28, no município de Japaratuba. Conforme informações da Polícia Militar, o sargento Mário César Vieira estava acompanhado do jovem Tiago Ferreira da Cruz, 19, no sítio de propriedade dele no assentamento Caraíba, alimentando os animais.

No momento, dois homens armados invadiram o imóvel, teriam anunciado o assalto e disparado os tiros. Não há registro se ocorreu ou não troca de tiros, segundo informações do tenente-coronel Paulo César Paiva, chefe da 5ª Seção da PM, setor responsável pela comunicação social da corporação. Atingido, Tiago da Cruz teria corrido e teria tentado se esconder na mala de um veículo, mas foi localizado pelos assaltantes e acabou atingido com um tiro na cabeça, segundo informações do tenente-coronel Paiva.

As informações sobre a ocorrência ainda não são precisas, segundo o tenente-coronel Paiva. Os primeiros levantamentos indicam que o policial foi atingido no peito. Mesmo ferido, segundo o tenente-coronel Paiva, o sargento teria conseguido fugir para a mata e, posteriormente, foi assistido por outros policiais.

Quando localizado, o sargento estava consciente e chegou a conversar com a equipe do Comando de Policiamento Militar do Interior (CPMI), momento em que informou o que teria ocorrido no sítio. O sargento foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), onde está internado na ala vermelha, destinada a pacientes críticos.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Huse, o estado de saúde do sargento é estável. A assessoria informa que o paciente está consciente e orientado e será avaliado pela equipe da ortopedia, que observará se haverá ou não necessidade de submetê-lo a procedimento cirúrgico.

Itabaiana comemora 126 anos de emancipação política

Comemorações começaram ontem e seguem nesta quinta-feira (28).

Nesta quinta-feira (28) o município de Itabaiana, no agreste de Sergipe, comemora 126 emancipação política. A data será celebrada com programação cultural e a realização da tradicional Micarana.
A vila de Santo Antonio e Almas de Itabaiana, por força da resolução Provincial de número 301, de 28 de agosto de 1888, elevado à categoria de cidade, na Presidência de Francisco Paula Preste Pimentel. O municípios fica localizada na Mesorregião do Agreste Sergipano, sendo a quarta maior cidade de Sergipe, ficando a 54km da capital.
Itabaiana é dona de um dos maiores comércios de Sergipe. É considerada a capital do caminhão, por ter o maior percentual de caminhão por pessoa do país. O comércio é seguramente o maior do interior do estado de Sergipe, e que também ganha destaque pela feira-livre realizada as quartas e sábados.
O município também é destacado pelas suas belezas naturais como a Serra de Itabaiana e Parque dos Falcões.
Programação festiva
Na quarta-feira, dia 27, aconteceu na Praça Fausto Cardoso apresentação de quadrilha, reisado, bacamarteiros, exposições e feira de artesanato. Nesta quinta-feira 28, ocorrerá às 8h hasteamento da bandeira em frente à Prefeitura de Itabaiana, com apresentação da Sociedade Filarmônica 28 de agosto (SOFIVA).
Às 19h30 acontecerá a missa em ação de graças na Igreja Matriz de Santo Antônio e Almas de Itabaiana, com a apresentação da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição.
Micarana
A festa começou ontem (27) e segue nesta quinta-feira com as apresentações de Tomate, Harmonia do Samba, Valneijós e Atitude. Vale ressaltar que a festa é promovida pela Prefeitura de Itabaiana sem custo para o folião
Da redação.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

W1emcampo: Amorim tem 38,8%, Jackson 34,4%

Maria do Carmo lidera o Senado. Confira o resultado completo.

Pesquisas do instituto W1emcampo divulgada nesta segunda-feira (25) mostra que o candidato Eduardo Amorim (PSC) lidera a disputa para o Governo com 38,8%, contra 34,4% do candidato à reeleição Jackson Barreto. O instituto é o mesmo que apontou a vitória de Valmir de Francisquinho frente a Luciano Bispo, em Itabaiana.
Em terceiro lugar aparece a Professora Sônia Meire (PSOL), com 4,0%, seguido de Betinho (PTN), com 1,3% e Airton (PPL) com 0,9%. Os indecisos são 12,6% e brancos ou nulos 8,0%. O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 22 de agosto, com 1000 entrevistas em 30 cidades de Sergipe. 
Senado
Na disputa para o Senado, segundo A W1emcampo a candidata a reeleição Maria do Carmo (DEM) lidera com folga as intenções de voto com 49,1%. Na segunda colocação aparece Rogério Carvalho (PT), com 20,1%. Na terceira colocação Professor Marques (PCB), com 4,4%, Bila (PPL) em quarto com 2,0% e Leandro (PSTU), com 1,9%. Nulos e brancos somam 9,2%, indecisões 13,2%.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de três pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TER) sob o número SE-00016/2014 e custou R$ 10.000,00.
Municípios pesquisadas: Aquidabã, Aracaju, Boquim, Campo do Brito, Canindé de São Francisco, Capela, Carira, Carmópolis, Estância, Graccho Cardoso, Itabaiana, Itabaianinha, Itaporanga D'ajuda, Japaratuba, Japoatã, Lagarto, Neópolis, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Propriá, Rosário do Catete, São Cristóvão, Simão Dias, Tobias Barreto e Umbaúba.
Da redação Itnet, Aparecido Santana

Dilma Rousseff vê “inexperiência” em Marina para governar, mas quem era ela em 2010?

A corrida presidencial começa a esquentar. Durante o final de semana, após novas críticas de Marina Silva (PSB) ao “modelo administrativo” da presidente Dilma Rousseff (PT), eis que a petista resolveu respondê-la com críticas duras: Dilma achou uma “temeridade” as declarações da adversária e ironizou alegando que são argumentos de quem nunca teve uma experiência administrativa. Essa “deixa” chamou a atenção de Politizando. Este colunista passou a se questionar: e quem era Dilma Rousseff em 2010? A ex-ministra do governo Lula, nada carismática, diga-se de passagem, era uma mera desconhecida olhando o cenário nacional, onde Lula deu sim uma demonstração de força política ao elegê-la como sucessora.

Aí hoje, após quatro anos exercendo um cargo majoritário, Dilma Rousseff vem com esse discurso discriminatório com Marina Silva? Por que? Será que a candidata do PSB está incomodando o Palácio do Planalto? E se fosse apenas para comparar o perfil administrativo, diante das inúmeras realizações que fez enquanto governador e da aprovação popular em Minas Gerais, nenhuma das duas poderia fazer frente ao também presidenciável Aécio Neves (PSDB). Mas não é apenas este aspecto que conta. Talvez o clima de comoção com a morte de Eduardo Campos (PSB) , somado ao crescimento assustador de Marina Silva esteja realmente preocupando Dilma Rousseff, que decidiu ir para o confronto direto.

Politizando aposta que teremos grandes debates entre os três principais candidatos, mas talvez com maior tensão na relação Dilma/Marina. A petista a derrotou em 2010, mas sua adversária surpreendeu naquela eleição e viu suas propostas caírem no gosto de mais de 19 milhões de brasileiros. Eduardo Campos tinha o dom da oratória e talvez mantivesse o debate menos áspero. Já Marina tem uma forma peculiar de debater e, principalmente, de questionar, de cobrar. Isso incomoda e muito! Marina pode desgastar por demais o governo Dilma que, por si só, já se encontra um tanto fragilizado. Esse discurso discriminatório contra a socialista não leva a nada, não pegou bem para a presidente.

Politizando chama a atenção dos leitores porque estranhou o comportamento de alguns setores da imprensa nacional que estão questionando a forma como o PSB inseriu na campanha de Eduardo Campos a aeronave que recentemente o vitimou, além de assessores, membros da tripulação e o nosso sergipano eterno Pedrinho Valadares (PV). O mais importante em questão, não é nem a forma como o avião foi adquirido, mas quais as causas do acidente? O que não faltam são inúmeras teorias de conspiração. Não é de agora que este colunista tem cobrado uma resposta lúcida e concreta que explique as razões daquele acidente.

É nítido que essa história em torno da forma de aquisição da aeronave é apenas uma espécie de “nuvem de fumaça” que estão querendo criar para se sobressair diante das discussões em torno do acidente. Politizando não está responsabilizando ninguém, mas tem defendido a bandeira de que Marina só deixará de crescer quando tiver uma explicação plausível para a tragédia. E esse crescimento, sob as hastes governistas, precisa ser contido. Querem evitar a todo custo que a morte de Eduardo Campos resulte em uma espécie de “sentimentalismo irreversível”. E nenhuma “inexperiente” cresce tanto como Marina Silva vem despontando nas pesquisas.

Ver Dilma Rousseff criticando a falta de experiência administrativa de Marina Silva soa até engraçado. Logo ela, que era muito pouco conhecida por parte do eleitorado em 2010 e que ainda assim se tornou presidente da República em uma disputa direta com o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), um político bastante experiente. Com todo respeito, se vencer a eleição, Marina não será a “tartaruga que colocaram em cima do poste”. Ela pode não ter experiência administrativa, mas conhece como ninguém o Partido dos Trabalhadores e tem um discurso forte para combater Dilma Rousseff. Politizando acredita que, apesar de presidente há quatro anos, a petista “experiente” ainda tem muito que aprender...

DEBATE DA TV-CIDADE TEM POUCAS PROPOSTAS, MUITAS CRÍTICAS E ALGUMAS ACUSAÇÕES

A TV-Cidade realizou na noite desta terça-feira (27) o primeiro debate entre três candidatos ao Governo de Sergipe que mais se destacam nas pesquisa: Jackson Barreto (PMDB), Sônia Meire (Psol) e Eduardo Amorim (PSC). Os candidatos falaram sobre programas, projetos e medidas que adotarão se eleitos (no caso de JB reeleito) em 05 de outubro.

Como é natural em todos os confrontos de candidatos majoritários, houve troca de farpas entre eles e de críticas ao que fazem atualmente e fizeram no passado, quando exerceram cargos públicos. O jornalista André Barros foi o mediado do debate e os candidatos foram à emissora de televisão acompanhado de assessores e pessoal do marketing.

O governador Jackson Barreto declarou no debate que pretende rever a estrutura da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e que seu compromisso é rever contratos da Fundação Hospitalar. O governador falou que pretende aumenta os recursos alocados no atendimento ao povo.

Eduardo Amorim reafirmou que vai construir o Hospital do Câncer e o Hospital das Clinicas do Estado. O senador disse que colocou quatro emendas para construção do Hospital do Câncer e obra não foi feita, lembrando que recursos dessas emendas chegaram a ser devolvidos porque não foram utilizados.

Jackson Barreto retomou a fala e disse que Eduardo Amorim não tinha autoridade para falar do Hospital do Câncer, porque o “grupo dele [de Amorim] emperrou aprovação do Proinvest”. Lembrou que o grupo liderado por Edivan Amorim [irmão de Eduardo], “que é quem manda em todo mundo, fez o ex-governador Marcelo Deda chorar pelo Proinvest”.
O governador perguntou ao senador quantas pessoas deixaram de ser atendidas na Saúde pelo atraso do Proinvest e Proredes? E disse que os recursos do Hospital do Câncer só foram liberados por conta do prestígio de Marcelo Déda. E acusou: “Eduardo Amorim sempre criou problemas para o crescimento do Estado”.

O senador Eduardo Amorim prometeu tratar o funcionalismo público com respeito, com o pagamento do piso aos professores e redução das secretarias de Estado e dos cargos em comissão. Adianta que vai examinar o PCCV aprovado recentemente para os servidores estaduais para que se dê um tratamento justo a quem trabalha no serviço público.

Eduardo lembrou que chegou a acreditar no atual Governo há 4 anos, quando fez uma composição e participou dele: “Estava enganado”. Acrescentou que o atual Governo é pouco transparente e isso favorece a corrupção.

Jackson Barreto considerou que os objetivos de Eduardo Amorim são Fracos e lembrou que “uma coisa é falar, outra coisa é fazer”. Admitiu que o seu governo é dinâmico e aberto para conversar com todas as categorias de servidores do Estado e destacou o concurso público da PM e da Polícia Técnica, além de anunciar para breve concurso para a Polícia Civil.

A professora Sônia Meire provocou Eduardo Amorim ao dizer que ele esquece que “seu suplente é Laurinho da Bomfim, que deixou funcionários de sua empresa de transporte sem pagamento”. Eduardo respondeu que pelos próprios atos e atitudes.

Sônia Meire expôs que sua candidatura apresenta demandas da população trabalhadora e não tem apoio de empresários. “A candidatura é para lembrar aos trabalhadores que só a luta pode mudar a nossa vida”.

Eduardo Amorim insistiu que é preciso valorizar o servidor público, diminuir CC´s e Secretarias, acrescentando que Sergipe precisa mudar. Concluiu pedindo ao povo “a oportunidade de ser governador”


O governador Jackson Barreto condenou a falta de liberdade de expressão nesta campanha, imposta por Eduardo Amorim e disse que compreende o apelo feito por Marcelo Déda e que está levando avante projeto para evitar que Sergipe “seja um balcão de negócios”.

Confira a agenda dos candidatos ao Governo de Sergipe para esta quarta-feira (27)

Compromissos de campanha.

Confira a agenda dos candidatos ao Governo de Sergipe com os horários e locais, onde vão acontecer os atos de campanha nesta quarta-feira (27).
Eduardo Amorim (PSC)
07h - Movimento 20, no Sinal da Praça Fausto Cardoso (Rua da Frente)
09h - Gravação
12h - Entrevista Ilha FM, em Estância
15h - Reunião - Tribunal de Justiça, Praça Fausto Cardoso - térreo
17:30 - Feira Augusto Franco (concentração na Canal 4 - em frente a feira)
19h - Mini Carreata no Sol Nascente / Santa Lúcia / JK - CONCENTRAÇÃO na Praça da Igreja do Sol Nascente

Jackson Barreto (PMDB)

Agenda não divulgada

Sônia Meire (PSOL)

09h - Entrevista com a INFONET
12h - Entrevista na Rádio Local em Carmópolis
18h - Debate na Sede do CINFORM

Airton da CGBT (PPL)

08h - Entrevista na rádio de Itabaiana
14h - Panfletagem no bairro América

Betinho (PTN)

08h - Reunião com a equipe de campanha
18h- Panfletagem em universidade de Tobias Barreto
Itnet.

Prefeitura de Japaratuba abre concurso para vários níveis


Japaratuba possui cerca de 17,9 mil moradores, segundo expectativa do IBGE (Foto: Marina Fontenele/G1)
Japaratuba possui cerca de 17,9 mil moradores, segundo expectativa do IBGE. (Foto: Marina Fontenele/G1)
As inscrições para o concurso para preenchimento 159 vagas disponíveis na Prefeitura de Japaratuba começam na segunda-feira (11). A seleção pública será para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários que variam entre R$ 724 a R$ 3.539.
O interessados poderão de inscrever até as 23h59 do dia 12 de setembro no site da organizadora do concurso. O boleto com a taxa de inscrição no valor entre R$ 30 e R$ 60 deve ser pago até 15 de setembro. As provas objetivas serão aplicadas no dia 16 de novembro.
Para nível superior há vagas para assistente social, biblioteconomista, enfermeiro, engenheiro civil, fisioterapeuta, médico ginecologista e médico pediatra.
Em nível médio as opções são para agente de arrecadação, auxiliar de enfermagem, eletricista, escriturário, fiscal de obras, mecânico, motorista, técnico em contabilidade, técnico em laboratório, técnico agrícola e agente de saúde.
Já para nível fundamental completo estão os empregos de auxiliar de serviços gerais, pedreiro, pintor, tratorista e vigilante.
Com informações do G1SE 

Sergipana Duda conquista ouro no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos da Juventude

Duda e sua parceira superaram as irmãs canadenses Megan e Nicole McNamara.

A sergipana Duda e sua parceira Ana Patrícia conquistaram a medalha de ouro nesta terça-feira (26) no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim. As atletas conseguiram uma virada dramática de 2 sets a 1 sobre as irmãs gêmeas canadenses Megan e Nicole McNamara, com parciais de 17/21, 21/13 e 16/14.
A conquista de Ana Patrícia e Duda foi assegurada com uma campanha perfeita, com nove vitórias. Em Nanquim, elas superaram Muno/Caputo, dos Estados Unidos, Valkova/Adamcikova, da República Checa, Van/Vi, do Vietnã, Gerson/Rohrer, da Suíça, Aminata/Haja, da Serra Leoa, por W.O., Bernier/Cajigas, de Porto Rico, nas oitavas de final, e Verasio/Hiruela, da Argentina, nas quartas de final.
"Com certeza é o campeonato mais importante da minha vida, minha maior vitória, afinal de contas é uma medalha olímpica. Impossível descrever isso" disse Duda, que tem apenas 16 anos.
Duda faz parte do Bolsa Atleta, programa da Prefeitura de Aracaju que oferece um incentivo financeiro para atletas de alto rendimento. O ouro conquistado por Duda e Ana Patrícia foi o sexto do Brasil nesta edição dos Jogos da Juventude e o país ainda faturou oito pratas e um bronze, acumulando 15 medalhas no total.
Com informações do IG.

IML: três corpos registrados nesta terça-feira, 26

Vítimas morreram em acidentes de trânsito. Corpos estão no IML
Os corpos das vítimas do acidente em Capela ainda não foram identificados (Foto: Arquivo/Portal Infonet)
Três corpos deram entrada ao Instituto Médico Legal (IML/SE) nesta terça-feira, 26. As vítimas faleceram em dois acidentes de trânsito distintos. Apenas um corpo foi identificado. José Denison dos Santos, de 32 anos, morreu em colisão ocorrida na Avenida Perimetral, do Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro.
As duas outras vítimas ainda permanecem sem identificação. A única informação obtida no IML até as 19h é a de as vítimas são procedentes doacidente de trânsito que envolveu cinco veículos na BR 101 de Capela na manhã desta terça-feira. Segundo informações do IML, os documentos de identidade das vítimas estão com a polícia em Capela.

Marina abre dez pontos sobre Aécio e derrotaria Dilma no 2º turno, diz Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) mostra a ex-senadora Marina Silva (PSB) em segundo lugar na corrida presidencial, com 29% das intenções de voto.

É a primeira pesquisa que o instituto faz depois da morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e da definição de Marina como candidata a presidente pelo partido. Também é o primeiro levantamento feito após o início do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio.
Os candidatos fazem hoje o primeiro debate presidencial. O encontro acontecerá às 22h, na Band.
A presidente Dilma Rousseff (PT), que busca a reeleição, lidera a disputa, com 34%. O senador Aécio Neves (MG), candidato pelo PSDB, caiu do segundo para o terceiro lugar e tem 19%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O resultado reforça a tendência verificada pela pesquisa Datafolha divulgada em 18 de agosto. No levantamento da semana passada, Marina já aparecia numericamente à frente de Aécio, com 21% contra 20%, mas havia empate técnico entre os dois, levando em consideração a margem de erro. Agora, a ex-senadora está com vantagem de dez pontos percentuais sobre Aécio e somente cinco pontos abaixo de Dilma.
Na pesquisa Ibope divulgada hoje, o pastor Everaldo Pereira, candidato pelo PSC, e Luciana Genro, do PSOL, estão com 1%. Somados, os outros candidatos têm 1%.
A proporção de eleitores dispostos a votar em branco ou anular é de 7%. Os indecisos representam 8%.
Na última pesquisa Ibope, divulgada em 7 de agosto, Dilma aparecia com 38%, Aécio tinha 23% e Eduardo Campos, então candidato do PSB, estava com 9%.
O resultado de hoje indica que a eleição deve ir para o segundo turno já que Dilma não tem mais do que a soma dos demais candidatos.
O Ibope testou dois cenários de segundo turno. Em uma eventual disputa entre Dilma e Marina, a candidata do PSB aparece à frente, com 45%, contra 36% da petista. Neste cenário, são 11% de indecisos e 9% de eleitores dispostos a votar em branco ou nulo.
No outro cenário, Dilma lidera com 41% contra 35% de Aécio, 12% de votos nulos ou brancos e 11% de indecisos.
O instituto entrevistou 2506 pessoas entre o dia 23 e hoje. Contratada pela Rede Globo, a pesquisa foi registrada no TSE com o número BR-00428/2014.
Rejeição e avaliação do governo
O Ibope também mediu a rejeição aos candidatos. A presidente Dilma é a mais rejeitada. A proporção de eleitores que dizem não votar na petista de jeito nenhum é de 36%. Marina é rejeitada por somente 10%; e Aécio, por 18%.
De acordo com o instituto, 34% dos entrevistados consideram o governo Dilma ótimo ou bom. Para 36%, a administração é regular. E a proporção dos que a consideram ruim ou péssima é de 29%. Dois por cento dos não souberam responder.
Por Uol.