sexta-feira, 7 de junho de 2013

Licor continua sendo a bebida que esquenta o São João

Bebida é uma das mais pedidas no período junino
 
Henrique da Gabriela, tradicional produtor de licor em Aracaju (Foto: São João Infonet)
Bebida preferida dos forrozeiros, o licor está sempre presente no São João dos sergipanos. Mas ao contrário do que muitos imaginam, o processo de fabricação desta bebida é lento e exige muita paciência e cuidado. “Um licor demora de 90 a 120 dias para ficar pronto. O processo começa com a seleção das frutas, que ficam mergulhadas na cachaça por quase três meses, depois elas são espremidas e coadas para separar o bagaço e virar uma calda.”, explica Henrique da Gabriela, que fabrica um dos licores mais famosos de Aracaju.
Na família de Henrique o licor é uma tradição passada para pelo seu avô, Antônio Ferreira, efoi justamente a paixão pela bebida que o levou a abandonar a carreira na construção civil e dar lugar à produção que costuma esquentar os forrozeiros. Então o licor, que antes era produzido somente para presentear amigos e parentes no período junino, passou a ser parte da renda da família.
“Eu trabalhei por muitos anos na construção civil, mas na década de 80 essa área entrou em crise, então resolvi abandonar a carreira e começar a fazer licor. Antes, eu já produzia, mas era para presentear. As pessoas passaram a me pedir para fazer cada vez mais e eu comecei a vender.”, conta Henrique.
Henrique já produz 70 sabores de licor. (Foto: São João Infonet)
O 'Licor Gabriela' chegou a partir dos clientes, que sempre pediam a bebida fazendo referência ao licor de cravo e canela. No início, eram produzidos apenas dois sabores e poucas unidades. Hoje, são fabricadas mais de 3 mil unidades por ano, 2 mil apenas na época junina, e a fábrica de Seu Henrique já produz mais de 70 sabores, dentre eles o de jenipapo e jabuticaba, que são os mais pedidos.
Além destes, há sabores mais diferentes, como o viagrinha, que é uma mistura de ervas afrodisíacas. “O viagrinha é famoso, tem catuaba e algumas ervas afrodisíacas, mas todo mundo que vem aqui pede o viagrinha para um amigo, um vizinho, nunca para si mesmo.”, brinca o criador do famoso licor viagrinha.
E já que o São João está na porta, chegou o tempo de esquentar e brindar com a bebida que é a cara dessa festa.
Por Beatriz Campos e Jéssica Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário