domingo, 4 de dezembro de 2011

Operação visibilidade ou Operação Piada

Já foi o tempo em que você reunia a família e sentava com os amigos na calçada da sua residência para bater aquele bom papo. Colocar a conversa em dia com aquela tranquilidade, sem se preocupar com a segurança. Bons tempos. Hoje, nem em cidades pequenas, vilarejos, podemos conversar com tranquilidade, sem sustos.

A cada dia que passa o índice de criminalidade vem aumentando. Os homicídios são cometidos à luz do dia e os bandidos têm a quase certeza que não serão punidos. Hoje os bandidos estão mais bem armados que os policiais e muito mais bem equipados, com possantes veículos que a própria polícia.
E por falar em falta de equipamentos, falta de viaturas, a operação visibilidade que o governo de Sergipe colocou em prática com a polícia militar parece mais um fantasma. Apesar do nome, a operação parece ser invisível. Os policiais envolvidos na operação, apesar de trabalhar dia a dia, sem descanso, estão de mãos atadas.

As viaturas ficam estacionadas em um ponto estratégico, visível, mas não pode ser usada numa blitz. Uns dizem que a falta de combustível é o motivo da imobilidade da viatura, que só serve para conduzir o policial do seu setor de trabalho ao ponto da operação, outros afirmam que não é isso, mas a verdade é que ninguém vê uma viatura fazendo ronda.

E para transformar ainda mais a operação visibilidade em um fantasma, os policiais militares não podem atender sequer uma ocorrência. Trocando em miúdos, mesmo que o cidadão veja o policial e precise dele para um socorro não pode contar, pois eles não estão ali para isso, para atender a um pedido do cidadão.

Aí pergunto, para que serve a operação visibilidade? Para enganar a população? Para justificar o salário dos policiais? E a violência em Sergipe continua crescendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário