sexta-feira, 24 de junho de 2011

EM SE, BR 101 ESTÁ EM OBRAS HÁ DEZ ANOS


Uma pesquisa mostrou que sete em cada dez pontes e viadutos tem algum tipo de problema nas rodovias brasileiras. Os mais comuns são: pontes sem acostamento ou sem muretas de proteção.
Em Sergipe, a BR- 101 está em obras há dez anos. Dos quatro viadutos previstos, dois ainda não estão prontos.
Quatro quilômetros adiante, uma antiga ponte sobre o rio Sergipe recebeu reforço e voltou a funcionar no improviso.
Um levantamento da Confederação Nacional dos Transportes - em toda a malha rodoviária federal - mostra que há problemas em 77,6% de pontes e viadutos em todo o país.
Na BR- 381, principal ligação entre Minas e o Espírito Santo, uma ponte sobre o rio das Velhas afundou meio metro e teve de ser demolida. O tráfego pesado passa agora em uma estrutura de metal provisória.
“Se ela tivesse uma manutenção periódica poderia estar nova”, diz o diretor do Instituto de perícia e engenharia, Clemenceau Saliba Jr.
Na BR-265, no sul de Minas, esta outra ponte não tem acostamento - um dos problemas mais comuns apontado pela pesquisa e na BR- 356, que leva turistas às famosas cidades históricas de Minas, mais um risco.
As muretas são outra preocupação pra quem pega estrada. Em uma ponte, que faz curva, elas deveriam ser mais reforçadas, mais altas. Na avaliação dos especialistas, para, de fato, protegerem. E o pior: em alguns trechos, elas nem existem mais.
“As pontes foram feitas nos anos 50, 40, 60, numa época em que os veículos de carga eram muito mais leves. Hoje nós temos caminhões de 60, 70 toneladas, bitrens, treminhões que são três reboques articulados. À medida que esse peso integral entra na ponte, as pontes antigas não têm estrutura pra suportar esse peso”, explica o consultor de trânsito, Osias Baptista.

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