quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CAMPO DO BRITO - 97 ANOS DE EMANCIPAÇÃO








 HISTÓRIA DA CIDADE


Campo do Brito, distante 64 quilômetros da capital e localizada no alto com uma visão privilegiada, é um município que teve um passado marcado por muitas brigas políticas. Sua história, que começou com muita fé e união até a emancipação política, entrou por um caminho tortuoso com uma administração reconhecida como ditatorial. Depois de muitos atropelos houve uma reviravolta e a comunidade voltou a desfrutar de tranqüilidade.
Há duas versões para o surgimento da cidade: a primeira é que teria nascido num lugar hoje conhecido por Campo do Brito Velho, onde existem ruínas que poderiam ser de uma capela. A outra, é que teve início em uma capela que deu lugar à Igreja Matriz, onde as ruas foram aparecendo em torno dela.
Mas o certo é que, em 1601, as terras de Campo do Brito foram doadas em sesmarias de 30 léguas ao capitão Antônio Rodrigues, que depois da invasão holandesa cedeu ao Irmão Amaro, da Companhia de Jesus.
Antes da emancipação, ocorrida em 29 de outubro de 1912, Campo do Brito pertencia a Itabaiana. Apesar de ser o povoado de maior destaque do município, não recebia a devida importância. Sentindo-se abandonados, os britenses começaram a desejar a independência, mas faltava um líder para enfrentar a resistência dos itabaianenses.

Em 30 de janeiro de 1845, o povoado passou à categoria de freguesia, quando foi fundada a paróquia de Nossa Senhora da Boa Hora, ficando independente da de Santo Antônio das Almas, de Itabaiana.


Significado do Nome
Devido a família Brito, que habitou o lugar 


Aniversário da Cidade
29 de Setembro 



 CARACTERÍSTICAS
Agricultura (produz farinha de mandioca), pecuária, fábrica de móveis, olaria e curtume. Campo do Brito é um município brasileiro do estado de Sergipe. Localiza-se a uma latitude 10º4400 sul e a uma longitude 37º2936 oeste, estando a uma altitude de 208 metros. Possui uma área de 200,8 km².

Nenhum comentário:

Postar um comentário